sexta-feira, 22 de março de 2013

Câmara desaprova projeto sobre aqüicultura familiar e prejudica famílias



Cinco vereadores foram a favor do Projeto e seis contra
A Câmara Municipal de Pereiro desaprovou na tarde desta sexta-feira (22/03), projeto de lei que incentiva a criação de aqüicultura familiar no município de Pereiro.  A decisão aconteceu em seção ordinária e prejudica mais de setenta famílias na região do sertão. 
De acordo com o projeto de autoria do vereador José Rosean (PSDB), o município deveria ser contemplado com patrulhas mecanizadas, compostas por escavadeiras hidráulicas e tratores de esteiras. Os equipamentos deveriam servir para a implantação dos chamados tanques-escavados em pequenas propriedades rurais. 

A comunidade do sertão, por apresentar estrutura de acordo com o projeto, deveria ser uma das comunidades beneficiadas, e com a decisão da câmara, mais de setenta famílias ficaram sem o beneficio. 

A prefeitura teria até 30 de março para apresentar propostas ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), que instituiu processo de habilitação e seleção dos municípios, como a seção da câmara acontece apenas uma vez por semana, o município fica impossibilitado de participar do processo. 

A Presidente da Câmara, Daniele Morais (PSB), que votou contra o projeto, justificou o voto dizendo que o município não teria água sequer para beber, e não teria como criar peixes. Já os vereadores Paulo de Mundim (PRB), Joana Darc (PRB), Naldo da Lagoa Nova (PRB), Regina Célia (PRB) e Franci Estevam (PRB) que também foram contra a proposta, não justificaram as suas decisões. 

O Prefeito Municipal de Pereiro, João Francismar Dias, que se encontrava em reunião sobre a seca na Capital, lamentou o ocorrido e disse que a decisão terá consequências graves para as famílias pereirenses. “É lamentável que decisões como essa aconteça, nós sabemos que o projeto seria para o futuro, não justifica dizer que não temos água ou coisa parecida. Perdemos duas máquinas e mais de setenta famílias na região do sertão foram prejudicas, eu só tenho que lamentar e dizer que não é dessa forma que se faz oposição”, disse. 

Os vereadores Edvan do Sertão (PSDB), Laércio Miroso (PSDB), Diassis Pinheiro (PSDB),José Rosean (PSDB) e Eugênio de Crioulas (DEM), foram a favor do projeto.  


Por: Assessoria de Comunicação da PMP / DF

2 comentários:

  1. Onde fica o DEVER deles de representarem e agirem para o bem do povo? INCOMPETENTES. Vocês são DESUMANOS! Tudo por mera "pirraça" faça-me favor né.. Pereiro há de acordar mais uma vez e na próxima não votarem mais em vereadores desse tipo.

    ResponderExcluir