sexta-feira, 22 de março de 2013

Prefeito Amar participa de audiência em Fortaleza sobre a seca



Autoridades e Técnicos discutem situação da seca com Prefeitos

O Prefeito Municipal de Pereiro, João Francismar Dias, participou na tarde desta sexta-feira (22/03), de Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará, onde se discutiu a situação da seca nos municípios do Ceará. O evento foi solicitado pela Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia. 

A reunião contou com a presença de representantes da Funceme, Sohidra, Cagece, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aprece, Dnocs e do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Também participaram os prefeitos de Assaré, Crateús, Tururu, Cruz, Pereiro, Mombaça, São Luís do Curu, Capistrano, Croatá, Jaguaribara, Pedra Branca, Choró, Lavras, Monsenhor Tabosa, Jaguaretama, Nova Olinda, Quiterianópolis e vereadores de Maranguape.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio, disse que, desde janeiro, são anotadas precipitações inferiores às de 2012, que já foi um ano seco. E as previsões são de que nos próximos meses as chuvas continuem abaixo da média. “Todos os modelos apontam para o mesmo quadro”, disse.

O Prefeito Amar, ouviiu atentamente as explicações dos técnicos e autoridades e disse irá correr atrás daquilo que for preciso para minimizar a situação da seca no município de Pereiro. “Não importa onde estará acontecendo, que horas será, e nem que dia será, onde tiver um evento tratando sobre esse assunto eu estarei presente. É nesse instante que passamos a compreender que a situação é mais sério do que imaginamos, mas saio daqui com a certeza que teremos como melhorar a vida das pessoas com relação à seca”, disse o prefeito. 

 A CAGECE está desenvolvendo novas tecnologias de tratamento, realizando contratos para cavar poços rasos e profundos no Estado. 

Já a Secretaria de Recurso Hídricos informou que o projeto Eixão da Águas vai socorrer a população daqui a três anos.  A primeira fase consta de 150 km de canais, sifões e túneis, que irão trazer água do rio São Francisco até Cariús, com investimentos da ordem de R$ 1,2 bilhão.

O representante da SDA, João Bosco, disse que, dede 1950, ocorreram 21 eventos de seca. “Podemos considerar que é um fenômeno natural. Teríamos, então, de buscar ações de convivência”. Ele frisou ainda que a SDA criou um grupo que, há três anos, está desenvolvendo ações de convivência. Segundo declarou, a Secretaria irá fazer convênios com os municípios, de acordo com o solo, favorecendo o armazenamento de água. 

O Senador Inácio Arruda declarou que até o Maranhão, estado tradicionalmente fora do polígono das secas, diminuiu o volume de chuvas. Ele informou que a presidente Dilma Roussef apresentou um programa para atender a região Nordeste. Mas para a liberação do dinheiro, é preciso vencer a burocracia com a apresentação de projetos. Inácio disse ainda que é importante envolver o setor privado nesse trabalho, já que não existem perfuratrizes públicas em número suficientes para atender a demanda de novos poços.

Também participaram da audiência o Secretário de Meio Ambiente de Pereiro, Bruno Sousa e o representante da Secretaria de Agricultura, Marcos Magalhães Guerra. 


Por: Assessoria de Comunicação da PMP / DF- Com Informações da Portal AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário