quarta-feira, 6 de março de 2013

Prefeito Amar lamenta morte de ex-prefeito Zé Lira



O Prefeito Municipal de Pereiro, João Francismar Dias (Amar), lamentou na manhã desta quarta-feira (06/03), o falecimento do ex-prefeito de Pereiro, José Guerra Lira, mais conhecido como Zé Lira.
De acordo com informações, o ex-prefeito, Zé lira, faleceu na noite desta terça-feira (05/03) vítima de complicações respiratórias. Ele tinha 85 e vivia na cidade de Iracema.  
Para o prefeito Amar, o município perde mais um grande homem e perde também um pouco de sua história. “O município de Pereiro está de luto, é importante que possamos lembrar as pessoas que foram importantes para essa terra. Independente da época, Zé Lira contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de Pereiro, seja como prefeito ou com cidadão comum. Tenho a certeza que o município perde um pouco de sua história, e certamente a município de Ererê, que pertenceu por muito tempo a nossa terra, chora a morte desse grande homem. Que fique registrado a nossa lamentação por essa grande perca”, disse o prefeito.
O Corpo está sendo velado na cidade de Iracema, e o sepultamento está previsto para as 16h do dia de hoje.

Que foi José Guerra Lira.
Zé Lira foi prefeito de Pereiro em 1962
José Guerra Lira foi eleito prefeito de Pereiro em 1962, tendo como vice Francisco Nogueira de Queiroz. Nascido em Iracema, chegou aqui muito novo e construiu um vinculo político e familiar em Ereré, na época distrito de Pereiro.

Esse mandato se voltou principalmente, em ajudar a população mais carente, Zé Lira era conhecido como o pai da pobreza. Entre algumas obras, destacam-se, a reforma do mercado público, mais conhecido como barracão. Nesse mandato, Erere foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 6072 de 29 de setembro de 1962, e foi município durante quase três anos, mas não foi instalado, em 1965 pela Lei Estadual 8339 de 14 de dezembro de 1965, foi extinto o município de Ereré que voltou a pertencer a Pereiro na condição de distrito

Na eleição municipal de 1970, José Guerra Lira disputou a sucessão municipal de em Pereiro, mas foi derrotado por João Terceiro de Souza, mesmo assim Ereré, teve a sua representação no poder Executivo, Francisco Pessoa de Moura, filho e residente em Ereré, foi eleito Vice Prefeito. No Poder Legislativo, Ereré teve três representantes, Pedro Regis de Melo e Francisco Honorato de Queiroz Neto e Luis Martins Paiva.

Ainda sobre a campanha eleitoral, parte da população de Ereré nunca se conformou com a derrota de Zé Lira, pois muitos alegam que ouve fraude na apuração das urnas e que o resultado dessa eleição saiu após dezesseis dias da eleição.

Em 15 de novembro de 1988, foi realizada a primeira Eleição Municipal no recém criado município de Ereré. Foram eleitos, Luiz Gonzaga Pessoa, prefeito e José Guerra Lira, vice prefeito, ambos do PMDB, disputaram com José Pessoa de Queiroz e Raimundo Aquino de Souza pelo PFL, candidatos a prefeito e vice-prefeito respectivamente.

Por Assessoria de Comunicação da PMP / DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário