segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sede da cidade pode ficar sem água na torneira a partir de Maio

Açude não suportou a uma das maiores secas do ultimos anos
A seca que tomou conta do Nordeste brasileiro tem deixado Gestores e população apreensiva. De acordo com estudos da Companhia de Água e Esgotos do Ceará (Cagece) do município de Pereiro, o açude Adauto Bezerra que tem abastecido a sede da cidade e zona rural do município nesse momento crítico, pode não ter mais condições de abastecimento a partir do final de maio.

 Cerca de 40 mil litros de água são consumidos por hora na sede do município de Pereiro. Com a notícia, a prefeitura municipal deve buscar um novo planejamento para o abastecimento da cidade.

Para o subsecretário de Meio Ambiente do município e coordenador da distribuição de águas, Antônio de Doca, o momento é mais preocupante do que muitas pessoas podem imaginar. Antônio de Doca, diz que a prefeitura tem se desdobrado para atender a demanda da zona rural de Pereiro. “A situação é grave, nós temos buscado todas as formas de atendimento as pessoas de nossa cidade, mas infelizmente a situação tende a piorar”, disse.

Ainda de acordo com o subsecretário, mais de 575 mil litros de água estão sendo distribuídos na zona rural de Pereiro. A ação tem mobilizado mais de quatorze veículos, sendo 10 pagos pelo município e quatro pela Defesa Civil do Estado. “Nós estamos no limite, tudo está sendo feito para minimizar essa situação, é importante dizer que os quarto caminhões da Defesa Civil vão trazer água do Açude Castanhão em Jaguaribara, com o corte de abastecimento de água da sede da cidade, nós precisaríamos de mais sete caminhões com  trinta mil litros de água vindo de Jaguaribara. E ainda precisaríamos de mais caminhões para fazer a distribuição”, complementa.

40 mil litros de água são usados por hora na sede da cidade
O Prefeito Municipal de Pereiro, João Francismar Dias, disse que a prioridade desse primeiro ano de Governo será o atendimento as pessoas com relação a esse grave problema. “ Deixo de fazer qualquer obra, paro qualquer tipo de evento, mas não deixarei o meu povo sofrer mais ainda do que está sofrendo. Infelizmente o ano será um grande desafio, mas já estou me acostumando com grandes desafios, vamos fazer de tudo para que a população seja beneficiada”, disse.

Amar disse ainda que no último final de semana esteve juntamente com todos os prefeitos do Estado e o Governado Cid Gomes debatendo esse problema. “A situação de Pereiro é grave, mas tem município com situações ainda piores, esse fim de semana esteve debatendo essa problemática com o Governador. Eu darei quantas viagens forem precisas na Capital, para suprir as necessidades do meu município com relação à seca”, completa o prefeito.

A partir desta segunda, quatros carros da defesa civil transportam 360 mil litros de água do açude Castanhão em Jaguaribara, até uma caixa d’água no Sitio São Bento. Dez carros do município fazem a destruição.


DADOS IMPORTANTES
10 carros pagos pelo município transportam 374 Mil litros de água.
Quatro carros da Defesa Civil do Estado, transportam 360 mil litros de água a partir desta segunda-feira.
A sede da cidade consome 40 mil litros de água por hora.


   Por: Assessoria de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário